EcoProjet_blog_2022_06

Nordeste é a região com maior captação de luz solar

O potencial da energia solar para geração de eletricidade de forma limpa e barata é gigantesco. O seu uso, em todo o mundo, cresce a cada ano e o desenvolvimento contínuo da tecnologia promete torná-la cada vez mais acessível e viável, tanto do ponto de vista técnico como econômico.

Mas outro fator importante para a expansão da energia solar, além do viés tecnológico, é a compreensão de como funciona a incidência do sol em cada região do globo. Afinal, sem saber o nível de irradiação solar em um determinado local, não há como determinar se a instalação de um sistema fotovoltaico é uma boa opção.

Hoje, o país que mais investe e mais utiliza o sol como fonte de energia é a Alemanha. E, em média, a irradiação solar onde o país está situado é 40% menor do que no Brasil. Logo, podemos afirmar que a expansão da energia solar por aqui é não só viável e benéfica, como fundamental para nosso desenvolvimento.

O funcionamento da irradiação solar

A incidência de luz solar sobre uma região é calculada em watts por metro quadrado (W/m²). E é percebida de forma direta e difusa. Chama-se de irradiação direta a ação do sol é uma linha imaginária, sem que haja absorção e espalhamento na atmosfera. Já a irradiação difusa vem de todas as outras direções, após a dispersão da luz no ambiente. Ambas são úteis e permitem o funcionamento do processo de absorção e transformação em eletricidade pelo sistema fotovoltaico.

O mapa de insolação do Brasil


A posição geográfica privilegiada, próxima à linha do Equador, faz com que o Brasil receba mais luz solar que países em regiões de clima temperado. Não só isso, mas também faz com que as variações de irradiação ao longo do ano sejam mínimas. O Brasil é, por essas características e por sua extensão continental, o país que mais recebe radiação solar em todo o mundo.

Temos uma incidência solar diária que flutua entre 4.500 e 6.300 Wh/m². O potencial da energia solar por aqui é inigualável, o que faz de nosso país o lugar perfeito para investir em energia solar. A região que mais recebe irradiação solar é o Nordeste, com destaque para o semiárido. Em seguida, estão as regiões Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Sul. A variação entre cada região é pequena, o que faz com que o investimento em um sistema fotovoltaico, do ponto de vista econômico seja mais do que justificado, não importa em qual região. Mas não há dúvidas de que o Nordeste, entre as regiões do Brasil, seja a mais favorecida neste sentido.

Quer entender mais sobre a irradiação solar no Brasil, especialmente na região onde você vive? Entre em contato e peça um orçamento e dimensionamento do seu sistema sem custos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin