Energia solar na indústria

Energia solar na indústria

O uso da energia solar no contexto residencial e empresarial é uma tendência em franco crescimento. Além da sustentabilidade, esta tecnologia proporciona também economia aos seus usuários nos médio e longo prazos. Ao mesmo tempo, a economia proveniente do uso da energia solar na indústria oferece a oportunidade de tornar o negócio mais produtivo e competitivo, permitindo investir em equipamentos mais modernos e na capacitação da força de trabalho, por exemplo.

Incentivos fiscais

Indústrias que optam por produzir sua própria energia através da instalação de um sistema solar fotovoltaico têm a chance de contar com incentivos fiscais ao se enquadrarem no Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD). Criado em 2015, o projeto do Governo Federal prevê um investimento de R$ 100 bi até 2030.

De acordo com relatório elaborado pelo Ministério de Minas e Energia, entre os incentivos fiscais previsto pelo ProGD estão:

• Convênio ICMS nº16/2015: por cinco anos, a partir da data inicial da geração de energia, o ICMS é aplicado apenas sobre a energia recebida pelo consumidor via rede elétrica, enquanto a eletricidade devolvida à rede é descontada.

• Isenção de PIS/PASEP e COFINS no Sistema de Compensação de Energia: as alíquotas da contribuição sobre a energia elétrica fornecida pela concessionária à unidade consumidora são reduzidas a zero.

• Convênio ICMS nº 101/1997: operações com equipamentos e componentes para aproveitamento das energias solar e eólica têm isenção de ICMS.

O principal objetivo dos incentivos propostos pelo ProGD é diminuir o uso das usinas termelétricas, cujo processo de produção de energia é caro e poluente. As termelétricas entram em atividade quando os reservatórios de água das hidrelétricas estão baixos. Ou seja, com o avanço da geração distribuída na indústria, elas podem tornar-se menos necessárias.

Outras vantagens da energia solar na indústria

O investimento em sistemas fotovoltaicos traz também outros benefícios para as indústrias. Entre eles:

• Mais economia: apesar do alto investimento inicial, a médio e longo prazos a energia solar traz muita economia. Dependendo da localização e do tipo de instalação, a economia na conta de luz passa dos 90%, podendo chegar até a 98% em alguns casos. Permitindo, assim, que o investimento com a instalação do sistema fotovoltaico se pague em cerca de 5 anos.

• Redução do impacto ambiental: os equipamentos necessários ao funcionamento de um sistema fotovoltaico são fabricados seguindo procedimentos altamente controlados e, por isso, pouco poluentes. E quando estão em funcionamento, produzem uma energia que não gera resíduos e cuja matéria-prima é inesgotável. Assim, uma indústria alimentada pela energia solar reduz significativamente seu consumo de recursos naturais.

• Mais competitividade: cada vez mais, empresas que se apresentam como preocupadas com o meio ambiente e que tomam atitudes práticas no sentido de reduzir o próprio impacto ambiental são vistas pelos consumidores como “do bem”. Por isso, o investimento em energia solar torna-se um ativo, no sentido em que pode ser explorado para aumentar a participação do empreendimento no mercado.

• Cultura da sustentabilidade: o aquecimento solar é uma realidade. E quando indivíduos proeminentes na sociedade e empresas com as quais o público está familiarizado defendem a sustentabilidade ativamente, isso tem um efeito positivo na população, que dessa forma passa a querer fazer o que está ao seu alcance para colaborar.

Se você está à frente ou é colaborador em uma indústria e quer saber mais sobre o processo de instalação de um sistema fotovoltaico, entre em contato. Fazemos o orçamento e dimensionamento do projeto sem custos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin