EcoProjet_blog_2022_08

Como a energia solar vai ajudar a viabilizar o 5G no Brasil

O sinal do 5G, a quinta geração de internet móvel, aos poucos vai ganhando o Brasil. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já começou a autorizar as prestadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação realizada em 2021 a ativar as estações com a tecnologia. A primeira cidade a ter o sinal disponibilizado foi Brasília (DF), em julho. Desde então, a tecnologia chegou a outras praças, como João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). Espera-se que até o final de setembro, todas as capitais brasileiras já tenham o 5G liberado.

Por permitir velocidades de conexão mais rápidas, a expectativa de consumidores e empresas pelo serviço é alta.

5G e energia solar

Como a torre de transmissão do 5G tem um alcance menor do que o 4G, a infraestrutura de telecomunicação da nova tecnologia exigirá a instalação de mais antenas. Em muitos casos, será necessário cobrir regiões onde ainda não há conexão com a rede elétrica. Neste sentido, a energia solar fotovoltaica se posiciona como uma importante aliada na disseminação do sinal de 5G em território nacional.

A solução mais viável, tanto no sentido prático como econômico, é instalar sistemas de geração off-grid para garantir o funcionamento das antenas que não contarão com o suporte das redes de transmissão de eletricidade.

O sinal de 5G, por sua vez, contribuirá para elevar a capacidade de gerenciamento das usinas fotovoltaicas através da internet das coisas. A internet mais rápida facilitará em muito o processo de operação e manutenção remota das instalações. Pode-se dizer que a energia solar e o 5G terão uma relação de perfeita simbiose, onde cada parte se beneficiará da presença da outra.

Quer saber mais sobre energia solar e como ele pode ajudar a sua vida ou o seu negócio? Entre em contato agora!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin