Sistema solar off-grid

Sistema solar off-grid

Sistemas fotovoltaicos produzem energia apenas durante o dia, enquanto conseguem captar a luz do sol. Eles alimentam os aparelhos elétricos da casa e, havendo geração em excesso, repassam o que não foi consumido à rede elétrica. À noite, a energia utilizada vem totalmente da rede elétrica, com o excesso produzido mais cedo sendo convertido em créditos para a unidade consumidora e abatido da conta de luz. Isto no caso de um sistema solar conectado à rede, ou on-grid. Mas e quando a unidade consumidora está em uma região onde a rede elétrica não chega? Para esses casos, há a possibilidade de instalação de um sistema solar off-grid.

Na ausência da rede elétrica, que absorve o excesso produzido antes do sol se pôr e de onde é retirada energia no período noturno, é instalado um banco de baterias. Assim, toda a produção é armazenada e os aparelhos elétricos são alimentados a partir delas. A quantidade de baterias é calculada de acordo com a capacidade de geração do sistema solar fotovoltaico instalado.

Componentes

Sistemas solares fotovoltaicos off-grid têm seus componentes divididos em três blocos:

  • Gerador: painéis solares, cabos, estrutura de suporte.
  • De condicionamento de potência: inversores e controladores de carga.
  • De armazenamento: baterias.

A estrutura extra, inexistente em sistemas on-grid, gera um custo a mais tanto no momento da instalação quando de manutenção, de modo a tornar-se inviável para algumas situações.

Dimensionamento

O primeiro passo para definir o tamanho do sistema off-grid é saber a quantidade de energia necessária para manter em funcionamento os equipamentos elétricos e a radiação solar disponível na região. Estes sistemas podem ser utilizados para desde pequenas cargas, como telecomunicações e iluminação, por exemplo, até alimentar por completo fazendas e comunidades geograficamente distantes da rede elétrica. Quanto maior a potência, claro, maior o custo da obra. Mas independentemente do tamanho, todo sistema fotovoltaico isolado deve atender a alguns requisitos:

  • As baterias devem ter sempre disponíveis energia suficiente para atender ao funcionamento de um dia completo de todos os equipamentos ligados a elas.
  • As baterias devem ter capacidade para armazenar energia suficiente para atender até dois dias completos de funcionamento dos equipamentos, mesmo com tempo nublado ou chuvoso.

Para quem é indicado o sistema off-grid?

As duas principais recomendações de uso para sistemas fotovoltaicos off-grid são para manter em funcionamento equipamentos que estão localizados em locais onde há rede elétrica, mas não podem ser desligados quando há falta de energia e para alimentar equipamentos, propriedade ou comunidades localizadas em regiões onde a rede elétrica não chega.

Apesar de ser possível tecnicamente, alimentar um imóvel em região onde há rede elétrica com um sistema fotovoltaico isolado não é indicado do ponto de vista financeiro. Isso porque os custos com instalação, operação e manutenção superam em muito os custos da energia elétrica fornecida pela concessionária. Nesses casos, a melhor opção é sempre o sistema fotovoltaico on-grid.

Saiba como adquirir o seu sistema solar fotovoltaico on ou off-grid, aqui. Para tirar suas dúvidas e solicitar um orçamento sem compromisso, entre em contato.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin