EcoProjet_blog_2022_03

O que interfere no custo de um sistema fotovoltaico?

Uma dúvida recorrente que recebemos é por que não há uma tabela de preços para instalação de sistemas fotovoltaicos. Se você já se perguntou o mesmo, esse post vai te ajudar a entender o que envolve a composição do orçamento de instalação dos painéis solares e porque não é possível criar a tal tabela.

Para começo, o valor da instalação de um sistema fotovoltaico depende do tipo do sistema – se residencial, comercial, industrial, autônomo ou híbrido. A identificação do tipo ajuda a entender a demanda de energia elétrica e, consequentemente, dimensionar a potência do sistema e o número de placas necessárias.

A seguir, é preciso avaliar onde será feita a instalação (solo, telhado cerâmico, fibrocimento ou metálico) e se a área possui estrutura adequada. Não é incomum que os locais de instalação precisem passar por algum tipo de intervenção, que pode ser desde limpeza e terraplanagem de um terreno, até construção ou reforço de estrutura metálica para colocação das placas.

Outros fatores influenciam diretamente no preço da instalação dos sistemas fotovoltaicos. São eles:

Fabricação

A China concentra quase que a totalidade da produção mundial dos módulos fotovoltaicos. Conhecidos como placas ou painéis solares, os módulos são produzidos a partir de matérias-primas como o vidro fotovoltaico, o alumínio e o silício e são o principal item dos sistemas fotovoltaicos. Quanto maior a demanda e escassez dos insumos no mercado, mais caro o custo da fabricação e, por conseguinte, dos painéis. 

Custos de importação

Os equipamentos são vendidos em dólar. Por isso, os preços estão sujeitos à variação do câmbio, impostos e tarifas de importação. O frete, realizado por grandes navios cargueiros, também impacta no preço da energia solar. Sensível a congestionamentos portuários e à falta de contêineres, o frete marítimo pode encarecer os custos dos sistemas fotovoltaicos.

Mas, afinal, vale a pena?

Se você chegou até aqui e agora se pergunta se é vantajoso investir em energia solar, a resposta é sim. Mesmo com todas as flutuações descritas, o investimento vale a pena. Uma vez instalado, o sistema fotovoltaico protege o consumidor da inflação e das constantes variações tarifárias e garante previsibilidade dos custos com energia.  

Fora isso, a tendência é de que, com os avanços tecnológicos, ocorra uma queda gradual nos preços dos equipamentos. O que já vem acontecendo. Para você ter uma ideia, na última década os custos caíram cerca de 90%. O mesmo já não podemos dizer da conta de luz. Para saber mais sobre os benefícios que a instalação de um sistema fotovoltaico pode trazer para o seu negócio ou residência ou solicitar um orçamento, entre em contato.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin