Energia solar na construção civil

Energia solar na construção civil

Responsável por uma das maiores demandas energéticas do mundo, a indústria da construção civil ainda enfrenta grandes desafios no contexto do desenvolvimento sustentável. O setor ainda tem dificuldade em adotar práticas econômica, social e ambientalmente sustentáveis, em todas as etapas da vida útil de um empreendimento. Pensando nisso, preparamos este post para falar sobre uma das medidas práticas e efetivas que podem ser adotadas para estes fins: o uso da energia solar na construção civil.

Como a edificação de um empreendimento responde por uma parcela significativa dos impactos causados pela construção civil, é imprescindível a adoção de práticas sustentáveis no canteiro de obras, que reduzam e otimizem não só o consumo de materiais, mas também de energia, minimizando o impacto sócio-ambiental do segmento.

Energia solar no canteiro da construção civil

O uso da energia solar na construção civil, através de sistemas fotovoltaicos, permite a autonomia energética total do canteiro de obras e o mesmo ao empreendimento que será construído.

Nos canteiros, a energia solar gerada pode ser usada para aquecimento, resfriamento, ventilação, iluminação, transporte vertical, entre outros, substituindo combustíveis fósseis e reduzindo os impactos provocados pelo uso dos mesmos, como a emissão de dióxido de carbono.

Implantação da energia solar na construção civil

Como todo projeto de instalação de sistemas solares fotovoltaicos, a implantação em canteiros de obras começa com o estudo do tipo de sistema adequado, se on grid ou off-grid, da quantidade de energia demandada pelo empreendimento e do número de painéis necessários para atender à demanda.

Em seguida, é feita a análise do terreno e do projeto arquitetônico, a fim de avaliar a melhor área para a instalação dos painéis solares, que podem ser instalados na cobertura do prédio, na laje ou até mesmo no chão. Aqui o fator decisivo é a incidência solar. Afinal, a exposição solar está diretamente relacionada à eficiência energética do sistema. 

Agora que você já entende melhor como é feito um projeto de instalação dos sistemas solares fotovoltaicos e as vantagens e os diferentes usos na construção civil, precisa conhecer os tipos e indicações de cada tipo de sistema.

Sistema on grid

Sistemas fotovoltaicos on grid captam a luz do sol durante o dia e a usam para alimentar os aparelhos elétricos da casa, apartamento, indústria ou empresa. Havendo geração em excesso, repassam o que não foi consumido à rede elétrica. 

À noite, a energia utilizada vem totalmente da rede elétrica, com o excesso produzido mais cedo sendo convertido em créditos para a unidade consumidora e abatido da conta de luz. Ou seja, usando o sistema solar fotovoltaico on grid você só paga a diferença entre o que foi consumido e o que foi injetado. 

Como estão conectados à rede elétrica, os sistemas on grid dispensam o uso de baterias e controladores de cargas e por isso o kit de instalação é mais barato do que o dos sistemas off-grid.

Sistema off-grid

Sistemas fotovoltaicos off-grid são usados quando a unidade consumidora está em uma região onde a rede elétrica não chega. Na ausência da rede elétrica, que absorve o excesso produzido antes do sol se pôr e de onde é retirada energia no período noturno, é instalado um banco de baterias.

Assim, toda a produção é armazenada e os aparelhos elétricos são alimentados a partir delas. Mesmo à noite ou nos dias muito nublados. No canteiro de obras, isso garante autonomia para iniciar a construção, sem depender da instalação da conexão com a empresa concessionária. 

A quantidade de baterias é calculada de acordo com a capacidade de geração do sistema solar fotovoltaico instalado.

Agora que você conhece os benefícios que a energia solar pode trazer para a sua empresa, antes de iniciar a próxima obra, entre em contato e solicite um orçamento.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin