Energia solar em escolas e universidades

Energia solar em escolas e universidades

Da iluminação de salas de aula, escritórios e espaços de convivência, passando por ar condicionado e ventiladores, computadores, televisores, projetores, alto-falantes, até os equipamentos de laboratórios, a eletricidade é fundamental para o funcionamento de todos os setores. Por isso, o uso da energia solar em escolas e universidades pode representar a redução de até 95% na conta de luz.

O retorno do investimento, que leva entre 3 e 10 anos, permite que os recursos antes gastos com eletricidade sejam usados na melhoria da infraestrutura, na capacitação de professores e no aprimoramento da qualidade do ensino. Dessa forma, beneficiando os alunos.

É o caso do Colégio São Jorge, localizado em Maceió. O Colégio investiu em um sistema fotovoltaico de 42,21 kWp e economiza mais de 4 mil reais ao mês na conta de luz.

Outras vantagens de ter energia solar em escolas e universidades

Os benefícios do uso de sistemas solares fotovoltaicos em escolas e universidades vão além da economia, já citada acima. Este investimento traz também ganhos imateriais, que podem ser divididos da seguinte maneira:

• Ecológicos: ao produzir sua própria energia, uma instituição de ensino torna-se um empreendimento sustentável. A energia solar não polui, pois não produz resíduos que contaminam ar, água ou solo.

• Pedagógicos: um sistema fotovoltaico instalado em uma escola ou universidade tem também um efeito educativo. A influência da escola pode ampliar o uso da energia solar ao incentivar as famílias dos alunos a instalar sistemas fotovoltaicos em suas casas e negócios. Assim, todos ganham com mais pessoas investindo em energias limpas.

No caso de comunidades localizadas onde o acesso a eletricidade é precário ou inexistente, o investimento em um sistema fotovoltaico pode ainda trazer independência da rede de distribuição. Isso é possível através da opção pela modalidade off-grid, que armazena a energia produzida em um banco de baterias. Se você administra uma instituição de ensino e quer saber mais sobre os benefícios da energia solar, entre em contato.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin