Dicas para economizar energia

Dicas para economizar energia

Desde maio de 2021 a bandeira tarifária definida pela Aneel é vermelha. A decisão foi motivada pela redução na geração de energia pelas usinas hidrelétricas e tem como objetivo compensar os custos ligados ao acionamento das usinas térmicas. O resultado é uma conta de luz mais cara para o consumidor. A solução é consumir energia de maneira racional, para conter o aumento nos gastos. Confira as dicas para economizar energia que preparamos.

Como economizar energia?

Com a bandeira vermelha em vigor, uma transformação dos hábitos de utilização de energia elétrica faz-se necessária. Para quem pode, uma opção adicional é investir em aparelhos elétricos e eletrônicos mais eficientes. Embora a troca gere um gasto inicial alto, aos poucos o valor investido é compensado com a redução do valor da conta de energia. Outras dicas para economizar energia:

Lâmpadas: no passado, a recomendação para economizar era trocar as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes. Hoje já podemos trocar estas por outras com uma tecnologia ainda mais econômica: as lâmpadas de LED, que consomem até 80% menos energia que as fluorescentes.

Eletrodomésticos: os aparelhos elétricos vendidos no Brasil são testados pelo Inmetro e/ou pelo Procel. Os resultados dos testes ajudam os consumidores a escolher os produtos mais adequados para suas casas. Para quem tem economia em mente, isso é muito útil. Escolha sempre equipamentos com classificação A do Inmetro ou que sejam certificados pelo Procel.

Chuveiro elétrico: quem usa chuveiro elétrico em casa precisa estar atento especialmente a duas coisas: à temperatura da água e ao tempo do banho. Quanto mais quente a água, maior o consumo. Igualmente, quanto mais longo o banho, mais se gasta energia. Por isso, tome banhos mais curtos, desligue a água quando se ensaboar e coloque o chuveiro na posição “verão”, que consome até 30% menos energia que a posição inverno.

Ar-condicionado: assim como acontece com o chuveiro, a temperatura influencia no gasto de energia. Exceto que neste caso, quanto mais frio, maior o consumo. Regule o termostato para uma temperatura agradável, mas evite o frio “polar”. Além disso, quando o ar-condicionado não estiver em uso, é boa ideia desligar o disjuntor do aparelho no quadro geral de energia, já que também há consumo quanto ele está em stand by.

E quem está cansado de lidar com os constantes aumentos na conta de luz?

Para estas pessoas, existe sempre a possibilidade de começar a produzir sua própria energia. Com um sistema solar fotovoltaico, a economia na conta de luz pode chegar a 98%. O investimento costuma se pagar em até 5 anos, e quando é feito um financiamento muitas vezes é possível pagar as parcelas com o que se economiza na conta de energia.

Entre em contato para pedir um orçamento e dimensionamento de projeto sem custos, bem como para tirar dúvidas sobre os equipamentos e as opções de financiamento disponíveis no mercado.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin