Tudo sobre condomínio solar

Tudo sobre condomínio solar

Já falamos por aqui sobre o autoconsumo remoto, que permite que pessoas e empresas que não tenham espaço físico no local onde residem ou estão situadas, mas tenham acesso a um segundo imóvel, usufruam da energia solar. Na modalidade, o sistema fotovoltaico é instalado em uma unidade consumidora e a energia produzida é revertida em créditos para outra. Mas e quem não tem mais de um imóvel? Nestes casos, uma alternativa é o condomínio solar.

O condomínio solar é um modelo de consumo caracterizado pela formação de um consórcio entre consumidores com o intuito de compartilhar um sistema fotovoltaico e fornecer energia para unidades consumidoras de titularidades diferentes.

A Resolução Normativa 482 de 2012, da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) regulou pela primeira vez a micro e minigeração distribuída no Brasil. Assim, diversas pessoas e empresas puderam finalmente usufruir da energia solar, produzindo energia para consumo próprio e trocando o excedente por créditos com as concessionárias.

Como funciona o condomínio solar?

No condomínio solar, um grupo de pessoas físicas e/ou jurídicas divide o mesmo sistema fotovoltaico e compartilha a energia produzida de acordo com a cota contratada. É possível tanto comprar esta cota quanto alugar.

Ao optar pela compra, o usuário torna-se dono de parte do sistema, ou seja, os equipamentos instalados ali passam a ser de sua propriedade. A compra, assim como acontece quando o sistema é instalado na própria residência ou empresa, pode ser financiada.

Optando pelo aluguel, o sistema continua sendo de propriedade de seu idealizador e o usuário tem acesso a parte da energia por um tempo pré determinado em contrato. Essa forma de acesso ao condomínio solar costuma ser mais barata e, logo, mais acessível à população. Além disso, o retorno sobre o investimento é imediato.

Principais vantagens do condomínio solar

. Facilidade de acesso à energia solar e todos os seu benefícios, como a imunidade aos aumentos na tarifa de energia.

. Poder usufruir da energia solar mesmo não dispondo do espaço necessário para a instalação de um sistema fotovoltaico próprio.

. Quem muda com frequência pode assinar contratos com validade apenas pelo período onde estiver em cada cidade e, a cada mudança procurar por um novo condomínio solar dentro de sua nova área de concessão.

Para saber mais a respeito ou solicitar um orçamento, entre em contato conosco.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin