EcoProjet_blog_2020_08_manutencao

Manutenção do sistema solar fotovoltaico

Sistemas solares fotovoltaicos têm uma vida útil média de 25 anos. Em alguns casos, eles podem durar mais de 30 anos. E com pouquíssima manutenção. Como não há partes móveis, o trabalho de conservação dos equipamentos é relativamente simples.

Ainda assim, para garantir o pleno funcionamento do seu sistema solar a manutenção preventiva anual é fundamental. O serviço reduz o risco de avarias e perda de rendimento, bem como prolonga a vida útil do maquinário.

Do que consiste o serviço de manutenção preventiva da EcoProjet?

Nosso serviço de manutenção compreende todas as partes do sistema fotovoltaico. Dos painéis (ou módulos) ao inversor, passando pelos cabos e conexões – além das baterias, no caso de sistemas off grid – todas as peças passam por vistoria. Havendo necessidade, elas passam por reparos ou substituição.

Manutenção dos módulos

Se os módulos não estiverem funcionando corretamente, a absorção da energia solar pelo sistema fotovoltaico (e sua conversão em energia elétrica) é prejudicada. Em casos mais extremos, até interrompida. Assim, o trabalho nesta seção do sistema envolve a limpeza da parte frontal, removendo detritos que façam sombra nos painéis; teste de tensão e corrente, para verificar se existem defeitos de produção e pontos quentes que possam reduzir a tensão; e averiguação das ligações elétricas, para garantir que estejam bem ajustadas e não há sinais de oxidação.

Manutenção do Inversor

Se os painéis solares são responsáveis pela produção de energia, o inversor converte a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA), permitindo que a energia gerada seja utilizada para alimentar os utensílios elétricos. Nesta parte da manutenção são analisados os dados registrados pelo inversor para assegurar que coincidam com o que é mostrado no display; é feita a limpeza da ventoinha, incluindo as alhetas de ventilação; e removidos todos os detritos que possam levar a perda de rendimento e refrigeração insuficiente.

Manutenção dos cabos e conexões

A revisão de cabos e conexões é realizada para certificar uma correta transmissão de energia entre módulos, inversor e a rede elétrica. Aqui, são verificados o estado dos cabos, uniões e terminais, além da malha de aterramento; é realizado o reaperto das conexões (bornes dos quadros de proteção CA e string box); e é feita uma busca por pontos quentes nas instalações.

Manutenção das baterias

As baterias só estão presentes em sistemas fotovoltaicos off grid (desligados da rede elétrica da concessionária). Sem elas, estes sistemas ficam sem energia elétrica na ausência do sol. O processo de manutenção das baterias abrange a verificação do nível de água em cada um dos compartimentos; inspeção dos terminais, para confirmar que estejam bem ajustados e que não há sinais de corrosão; e busca por indícios de sulfatação, que aponta a presença de gás nas baterias e, logo, falha no sistema de regulação.

O custo anual com manutenção varia entre 0,5% e 2% do valor do sistema fotovoltaico, de acordo com a potência, e não inclui os gastos com substituição de peças equipamentos.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin