Geração compartilhada de energia solar

Geração compartilhada de energia solar

Já ouviu falar em geração compartilhada de energia solar? Na modalidade, pessoas físicas ou jurídicas podem se unir em consórcios ou cooperativas para dividir os custos de uma mini ou microgeração distribuída e repartir os créditos resultantes. Mesmo que os participantes estejam distantes da unidade onde é produzida a energia, mas dentro da mesma área de concessão ou permissão.

O percentual de cada cooperado é decidido previamente e apresentado à distribuidora de energia local para que seja feito o desconto nas faturas de energia. O que permite que, caso um cooperado tenha investido mais do que os demais, receba créditos proporcionais. A transferência dos créditos para cada conta de luz é automática e realizada pela concessionária da região. Ou seja, não há como um dos cooperados receber os créditos destinados a outro. 

Como os custos com os equipamentos e a instalação são divididos entre os consumidores participantes, a geração compartilhada de energia solar acaba sendo uma alternativa mais econômica para condomínios e centros comerciais, por exemplo, adquirirem sistemas fotovoltaicos.

A modalidade é um dos três tipos de mini e microgeração distribuída regulamentados pela Resolução Normativa 687/2015, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – os outros dois são o condomínio solar e o autoconsumo remoto.

Para aderir à geração compartilhada de energia solar é preciso reunir dois ou mais consumidores, pessoas físicas ou jurídicas, dentro da mesma área de concessão. O consórcio ou cooperativa deve possuir uma unidade consumidora com mini ou microgeração distribuída em local diferente de onde a energia excedente será compensada.

A EcoProjet cuida de todo o processo para a implantação de mini ou microgeração distribuída. Desde a burocracia junto à distribuidora até o estudo e execução do projeto de sistema fotovoltaico. Para saber mais e tirar suas dúvidas, entre em contato.

E para conhecer os projetos que já realizamos, clique aqui.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin