Energia solar: verdades e mitos.

Energia solar: verdades e mitos.

A energia solar é inesgotável e produz 0% de resíduos, sendo bastante benéfica ao meio ambiente. Isto, somado à expansão das linhas de financiamento dos sistemas fotovoltaicos para pessoas físicas e jurídicas e à promessa de retorno quase imediato do investimento têm despertado o interesse do consumidor. Mas como muitos consumidores ainda têm dúvidas sobre a energia solar, desvendamos os principais mitos e verdades a respeito.

VERDADE: É possível reduzir em até 90% a conta de energia
O aumento do consumo e das tarifas energéticas têm resultado em contas de energia de valores altíssimos. Com a instalação de um sistema fotovoltaico você pode começar a pagar apenas a taxa mínima, economizando muito a longo prazo.

MITO: É só para ricos
Com o gradativo barateamento da tecnologia e as diversas opções de financiamento para pessoas físicas e jurídicas, a aquisição de um sistema solar fotovoltaico tornou-se bem mais acessível. Isso sem falar que, em poucos anos, a economia com a conta de energia paga o custo do equipamento e da instalação. 

VERDADE: Os painéis exigem pouca manutenção
Por não possuir partes móveis, a manutenção nos sistemas solares fotovoltaicos é mínima. O recomendado, de acordo com a localidade, é que seja feita uma limpeza nos módulos uma vez ao ano.

MITO: O sistema não gera energia em dias nublados
De fato, existe uma redução na produção de energia em dias nublados, mas o déficit é compensado pelos dias em que há maior incidência solar – quando há geração em excesso e são gerados créditos com a concessionária.

VERDADE: Dá para saber a quantidade de energia produzida a partir do celular
Através de um aplicativo é possível monitorar a quantidade de energia produzida diária e semanalmente, sua economia e o volume de CO2 que deixou de ser emitido na atmosfera.

MITO: A instalação do sistema fotovoltaico leva muito tempo
Se este era o seu receio, pode ficar tranquilo. A instalação leva poucos dias e é bem simples. O sistema é colocado no telhado, na laje ou no solo, aproveitando a estrutura existente. A posição do inversor é definida em comum acordo com o cliente, respeitando as recomendações do fabricante. Daí é só conduzir o cabeamento até o quadro de distribuição.

Estes são os principais mitos e verdades sobre a energia solar. Tem alguma dúvida sobre o assunto que não foi respondida? Deixe-a nos comentários ou entre em contato que responderemos.

Aproveite a visita e conheça os projetos que já realizamos.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin