Energia solar em hospitais

Energia solar em hospitais

O serviço oferecido por hospitais é fundamental ao funcionamento da sociedade. Tais instituições permanecem em atividade constante 24 horas por dia e não podem ter o seu fornecimento de energia interrompido, visto que a interrupção pode fazer a diferença entre a vida e a morte para alguns pacientes. É fundamental, portanto, pensar em alternativas para garantir a suficiência energética dos hospitais, como a energia solar.

Este estado de operação permanente é um dos principais motivos para o alto consumo energético dos hospitais. E a essencialidade do trabalho realizado faz de sua segurança energética ainda mais importante do que em empreendimentos de naturezas diversas. Neste cenário, a energia solar faz-se um investimento bastante desejável para o segmento.

Como um sistema solar fotovoltaico pode contribuir para a segurança energética e o planejamento financeiro de um hospital

A fatura de energia de hospitais, justamente por causa do consumo elevado, é cobrada na modalidade binômia. Isto é, o valor cobrado vem das medições da potência instalada (medida em kW) e do consumo (medido em kWh). O consumo é medido de forma contínua ao longo de todo o mês, enquanto a potência instalada é medida em intervalos de 15 minutos.

Assim, a gestão energética de um hospital precisa acontecer ainda no projeto, antes mesmo do início da construção. É preciso dimensionar o consumo de cada equipamento instalado, de forma que o contrato com a concessionária preveja com exatidão qual será o consumo total da instituição. Do contrário, seu funcionamento pode ficar inviabilizado.

Investindo em um sistema fotovoltaico, o hospital fica livre deste tipo de cobrança, diminui a burocracia relacionada à tarifação e garante sua segurança energética. O resultado é uma considerável redução dos custos associados com energia elétrica. Uma economia que pode ser traduzida em um serviço mais eficiente e com maior qualidade.

Entre em contato para saber mais.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin