Business concept. Business people discussing the charts and graphs showing the results of their successful teamwork.

Como adquirir seu sistema solar por consórcio

O consórcio é uma modalidade de crédito na qual um grupo de pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas, contribuem valores mensalmente para adquirir um bem ou serviço, que será retirado no futuro através de uma carta de crédito. Ele funciona de maneira inversa ao financiamento tradicional, quando o dinheiro é pego emprestado e depois pago com juros. 

A carta de crédito pode ser retirada depois de pago todo o consórcio, ou antes: todos os meses é realizada uma assembleia, onde o consorciado tem duas oportunidades de retirar sua carta de crédito antecipadamente. A primeira, por sorteio, tem escolha aleatória. Quem for sorteado, recebe sua carta de crédito e continua pagando o consórcio normalmente. Já a segunda funciona como um leilão. Cada consorciado oferece um lance, que representa uma porcentagem do saldo devedor. Quem oferecer o maior lance é contemplado com sua carta de crédito.

Os consórcios mais conhecidos são aqueles para compra de veículos ou imóveis. Mas sabia que agora é possível adquirir um sistema solar fotovoltaico através desta modalidade? A EcoProjet fechou uma parceria com a corretora Eu Quero Investir para oferecer tanto os equipamentos quanto a instalação através do Consórcio Sustentável.

Juros

Como no consórcio o pagamento é prévio ao recebimento do bem, não há pagamento de juros, mas uma taxa de administração. Essa taxa costuma variar entre 16% e 18% do valor total pelo período todo do grupo. Para receber a carta de crédito no prazo máximo de 50 meses, por exemplo, a taxas ficam entre 4% e 4,5% ao ano.

Contemplação

Para receber a carta de crédito antecipadamente na modalidade de leilão, o valor dos lances, historicamente, vai de 35% a 40% do saldo devedor. Ao ser contemplado, o consorciado deve alienar um automóvel que já possui para receber a carta.

Vantagens do consórcio

. Parcelas mais baratas que o financiamento

. Não possui juros embutidos

. Pode ser feito em nome de pessoa física ou pessoa jurídica

. Possibilita planejamento para adquirir a carta

. Taxa de administração de 4% a 4,5% ao ano

Ficou interessado em adquirir seu sistema solar fotovoltaico por meio de consórcio? Entre em contato com a gente e dê o primeiro passo para migrar para a energia solar!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin